Associação Cultural e Recreativa de Rosmaninhal de Mação

O objectivo deste Blog é dar a conhecer aos seus visitantes o movimento da associação/aldeia, as actividades, convivíos e noticias diversas.

O nosso padroeiro

O nosso padroeiro
S. Marcos, coincidência ou não o seu dia é o dia 25 de Abril

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bom Natal e um 2011 cheio de coisas boas

O blog da ACR Rosmaninhal, deseja a todos os Rosmaninhalenses e amigos espalhados pelo mundo, um santo e feliz natal, e que 2011 seja um ano para lembrar pela positiva, com coisas boas e muito boas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Azeitona

Estamos numa fase de balanço em relação á colheita deste ano, o que salvo uma ou outra excepção o ano foi fraco em relação ao ano anterior, se bem que a qualidade continua a ser a mesma, pelo que continuamos a ter o belo azeite para o bacalhau na noite da consoada.

A velhinha salamandra foi para a reforma.

Não estando em perfeitas condições de funcionamento, a salamandra existente na sede da associação foi substituída, por um aparelho de ar condicionado.
Os tempos são de modernidade, temos que evoluir, mas as saudades de estar próximo do ponto de calor e a colocar paus para alimentar a salamandra, na sua função de aquecer o ambiente já era.
Os sócios agora poderão usufruir deste melhoramento seja de inverno, seja de verão, pouco a pouco as instalações irão sendo melhoradas e modernizadas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Feira dos Santos em Mação - 1/11/2010

Vai a efeito em Mação, no dia 1/11 a tradicional feira dos santos.
Caracteriza-se por ser a mais abrangente, aquela em que as populações se deslocavam para a compra dos cereais e frutos secos, a sua actividade como disse é abrangente, desde o artesanato, ás roupas, passando pelos cereais, artigos relacionados com a agricultura, encontra-se de tudo um pouco.
Este ano comemora 210 anos, sendo uma das mais antigas, senão a mais antiga festividade do nosso concelho, existirão inúmeras actividades e animações de rua, destacamos o Grupo de Bombos Amigos da Lamarosa, com actuações ao longo do dia, ás 15.00h a Escola de Folclore de Ortiga junto á tenda da reconstituição histórica, existirá também uma arruada pela Sociedade União Filarmónica Maçaense com paragem junto á referida tenda.
Este evento serve também para reencontro de velhos amigos.
Este dia é também caracterizado pelo "pão por deus", feito pelas crianças das aldeias.
Para tudo isto funcionar em pleno contamos com a colaboração do Sº. Pedro, e que nesse dia esteja um dia solheiro a convidar, a uma visita a Mação, que mais não seja para rever velhos e novos amigos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

22-10-2010 atingimos as mil visitas.

Caros amigos e visitantes do blog do Rosmaninhal, ultrapassamos as mil visitas, torna-se uma data histórica para nós, dada a dimensão da nossa aldeia, esta marca dá-nos ainda força e alento para continuar a relatar e a dar noticias da nossa aldeia e das suas gentes, esperamos em breve estar a comemorar as 2000 visitas, até lá vão contando com noticias e acontecimentos da nossa aldeia.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Alexandre "Alex" Durão

Alex voa baixinho para a vitória no campeonato nacional de Crosscar - troféu OLIMAR, poderia ser este o titulo de um qualquer jornal da especialidade, e certamente nos passaria despercebido, não fosse o Alex, aquele "miúdo" com quem nos cruzamos, e que para além da destreza a conduzir aquele "aranhiço" ao topo mais alto do campeonato nacional da especialidade, é também aquele cuja simpatia e simplecidade, são exemplares, para qualquer campeão.
Muito nos orgulhamos deste feito, embora não seja este o único titulo da sua carreira, mas este é aquele que foi ganho já com o blog em funcionamento.
Esperemos que este titulo motivem os patrocinadores, a apoiar este jovem piloto, para que continue a dar-nos alegrias, com as suas vitórias.
Para ele os nossos parabéns e que continue a sua carreira desportiva cheia de exitos.

Homenagem ao Dr. Manuel Salgado

Este foi o artigo publicado no jornal Voz da Minha Terra de 25 de Dezembro de 2007, e que passamos a transcrever e a associar-nos a esta justa homenagem.

"O nosso ilustre conterrâneo, Doutor Manuel Salagado, faleceu no passado dia 25 de Novembro(2007), em sua casa, em Lisboa, vitima de doença prolongada.
Nasceu em Rosmaninhal a 5 de Março de 1945, filho de Vitoriano Alves Salgado e de Guilhermina Marques. Casou com a Drª Josefina Suzana Parente, e deste casamento são seus filhos Josefina e Manuel.
O Voz da Minha Terra, de Janeiro a Março deste ano, publicou uma série de notas biográficas escritas pelo seu próprio punho. Delas extraímos alguns traços para avivar a memória dos filhos ilustres da nossa terra.
Fez um percurso notável de homem lutador. Concluída a 4ªclasse, em 1955, seguiu o destino de tantos "meninos" do seu tempo: foi guardar gado. Foi servente de obras, trabalhador rural e assalariado. Passados 8 anos, regressou á escola para ser escrivão do tribunal, mas ficou o gosto do saber e não mais havia de parar. Em 1969, estava a fazer exame de Admissão à Faculdade de Medicina de Lisboa, enquanto cumpria o serviço militar.
Após 6 anos, em que acumulou estudo e trabalho, concluía a faculdade e casava com a Drª Josefina.
Começou no Hospital de Portalegre e aí desenvolveu o seu primeiro trabalho ao serviço da Saúde Pública. Trabalhou no único hospital da ilha dos Açores.
Em 1980 entra como Voluntário no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, em Lisboa.
Presta provas de Especialidade e obtém elevadas classificações. Foi chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria e no Gama Pinto, foi chefe dos serviços de Cirurgia durante 18 anos.
Foi o Oftalmologista da Direcção Geral de Aeronáutica Civil. Teve consultório em Abrantes, Santarém e Lisboa. Apresentou e publicou 35 trabalhos científicos, ganhou prémios de investigação, nomeadamente o 1º prémio de investigação de Retinopatia Diabética Experimental.
Era um homem apaixonado pelo trabalho e pelo saber. Quem escreve estas linhas conheceu-o muito tarde, mas garante que, do outro lado da vida, num cantinho do céu, Deus vai passar bons momentos junto deste nosso amigo... que gostava duma boa conversa, ele que se gastou a fazer com que os outros visses o mundo com "bons olhos"."
Esta foi a homenagem do jornal Voz da Minha Terra, a este nosso ilustre conterrâneo e á qual o nosso blog se associa.
Acrescentamos nós que era uma pessoa que se preocupava e gostava de saber tudo o que se passava na nossa aldeia, nunca fechando a porta a quem ele recorria para resolver problemas dos olhos.
O gosto deste homem pela aldeia vai ao ponto de a sua festa de homenagem ser feita na aldeia que o viu nascer e tornar-se homem, alguns meses antes de nos deixar fisicamente.
A sua história de vida será um exemplo para a persistência e a tenacidade com que se quer um objectivo, começou a estudar tarde, teve a ajuda de um grande homem Dr. Santana Maia de Mouriscas que o apoiou, as dificuldades porque passou para atingir os objectivos foram muitas, a acrescentar ás já reveladas o de muitas vezes a sola dos sapatos e dos pés serem as mesmas, mas isso só o tornou uma pessoa ainda mais admirável.
A única consulta que tive com ele, demorou cerca de 3 horas, sendo as duas primeiras horas dedicadas a falar sobre as gentes de Rosmaninhal, como estava "beltrano e sicrano", os incêndios, o que tinham queimado, e muitas outras histórias da vida dele na aldeia pese a nossa diferença de idade.
O conhecimento que ele tinha da aldeia era grande pois como o seu tempo era escasso, muitas vezes passava pela aldeia só para ver como estava as hortas e os pinhais, levava o carro até onde era possível e o restante caminho fazia-o a pé.
E quando tinha alguma consulta com um conterrâneo, o tratamento era o mesmo, primeiro falava-se um pouco sobre a aldeia e depois se ia á consulta, daí o conhecimento que este homem sempre teve sobre o que se passava na aldeia.
Para ele onde estiver o nosso muito obrigado pelo seu exemplo de dedicação e força de vontade.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Manifestação de agradecimento

Publicado no jornal Voz da Minha Terra de Julho de 2010
Não posso deixar passar em claro a amabilidade da direcção da ACRRM, pelo agradecimento e manutenção do blog.
Quando o resolvi criar foi com a intenção de tornar conhecido este nosso cantinho, e também ciente do trabalho e das criticas que iria ter, mas enquanto houver novidades na nossa aldeia, poderão contar comigo para os transcrever para este blog, é de gosto, e certamente também será de gosto o trabalho desenvolvido pela Associação para manter de pé, o funcionamento e o movimento que a Associação vai gerando ao longo do ano, culminando com a realização das festas de verão.
Agradeço e retribuo a vossa amabilidade, uma vez que, se eu sou importante para a divulgação dos eventos na aldeia, o meu trabalho não seria necessário nem importante, sem que existisse o vosso trabalho a troco de carolice, ao manterem a nossa Associação activa.
Para vocês o obrigado da população pelo vosso esforço e dedicação muitas das vezes em situações de critica puramente destrutiva, especialmente daqueles que nada fazem.
Ao trabalho da Associação, para não cair no erro de me esquecer de algum nome, que tem sido louvável, para vocês o nosso muito obrigado, e se deus quizer sexta-feira estarei ai para mais um fim de semana de convivio e camaradagem, até lá.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Festas de verão em Rosmaninhal

Como vem sendo habitual as festas de verão irã realizar-se no primeiro fim-de-semana de Agosto, que este ano será nos dias 30, 31 de Julho e 1 de Agosto.




O programa de festas:




Dia 30 Sexta-feira




17.00h Abertura do arraial


22.30h Noite musical com o conjunto ROCK EM STOCK




Dia 31 Sábado




17.00h Abertura do arraial


22.00h Noite musical com o conjunto STREET BAND




Dia 1 Domingo




10.00h Peditório pela aldeia acompanhado pelo grupo "OS AMIGOS DA LAMAROSA"


17.00h Procissão em honra de S. Marcos


22.00h Noite musical com o duo "TOC'ABRIR"






Irão ser realizados diversos jogos tradicionais durante os festejos.




Durante as festas haverá sempre: bebidas frescas, o tradicional frango no carvão e outros petiscos regionais.




Mais uma vez a aldeia de Rosmaninhal, estará de braços abertos para acolher todos aqueles que nos quiserem honrar com a sua presença, esperando que acima de tudo, seja um fim-de-semana de convívio e camaradagem, ao nível a que estamos habituados.


































Noticias de Mação

É com grande pesar que vimos terminar um blog que muito divulgou o Mação, aqui e além fronteiras, conheço pessoalmente algumas das pessoas que com ele colaboravam, tendo inclusivamente oferecido a minha colaboração, sei que a manutenção e alimentação de um blog com a qualidade do noticias de Mação não é fácil, mas se o fosse não tinha piada, á equipa que o mantinha, apelo a que repensem a atitude tomada, e que se lembrem que muita gente depende deste tipo de cantinho, para saber noticias das suas origens, é essa vontade de contar as novidades que me motiva a continuar e a alimentar este blog, é um projecto meu com a colaboração da Associação, e dá-me um enorme prazer quando alguém chega ao pé de mim com mais umas fotos bastante antigas, para divulgar e podermos comparar, os miúdos de antigamente com os homens de hoje.
Para os mentores do projecto NOTICIAS DE MAÇÃO, recuperem o projecto, porque ele faz falta.
Da minha parte se precisarem de ajuda, estou disponível para colaborar convosco.
By Carlos Carias

Mudança de empregada no bar da Associação

Certamente alguns dos conterrâneos, já têm conhecimento ou talvez não, da mudança de empregada de balcão na Associação.
Durante vários anos estavam habituados a ver lá a Sra. Florinda Moleiro, como funcionária, e agora passarão a ver a sua irmã Sra. Rosa Pires, esta mudança não teve nada de anormal a não ser o facto da Sra. Florinda ir gozar a merecida reforma a que tem direito ao fim de anos de trabalho, tanto mais que era a Rosa que ultimamente vinha dando apoio, nas folgas ou em assuntos que motivavam a ausência da Florinda.
A quem saiu (Florinda) a Associação agradece o esforço, a dedicação e paciência de anos a aturar as quezílias e esquisitices dos sócios e forasteiros, que visitavam o bar da Associação, e que possa gozar a sua merecida reforma com muita saúde, á Rosa, a Associação pede que continue o trabalho que vinha sendo desenvolvido e que se alguma ideia surgir e que possa melhorar o seu funcionamento, não tenha problema em o comunicar e/ou colocar a discussão á direcção da Associação, que sempre está disponível, para que possamos melhorar o seu funcionamento.

Modernização e actualização do recinto de festas

A direcção da Associação, tem como objectivo imediatamente após as festas de verão, dar inicio a mais uma obra no seu recinto, na tentativa de melhoramento do mesmo, tornando-o mais atractivo a outro tipo de espectáculos.
O palco que serve as festas de verão, é uma estrutura que já existe á muitos anos, já sofreu alterações em relação ao projecto inicial, a sua modernização impôe-se, e neste momento essa é a prioridade da direcção, a sua reconstrução tornando possível a realização de peças de teatro, espectáculos de variedades, ilusionismo... Para tal está previsto um novo palco no local do mesmo, e a construção de camarins, de apoio ao palco.
Para a construção desta obra contamos com a colaboração da C. M. Mação, da junta de freguesia, e dos sócios e simpatizantes desta Associação, com a sua presença nas festas de verão, demostrando que vale a pena ir para a frente com este equipamento, porque somos uma aldeia em movimento, e que apesar de todos os problemas de emprego na zona, a luta contra a desertificação continua, tem dado alguns frutos, e cada vez vemos mais gente nova, certo que estamos a falar de férias e fins de semana, mas também estamos certos que a modernização e embelezamento de algumas habitações são uma ralidade.
O projecto para o palco já está aprovado pela CMM e será executado pelos desenhos que apresentamos:






domingo, 20 de junho de 2010

Sardinhada do dia 19/06/2010, um convivio 5 *****

Dia 19 de Junho de 2010, mais um convívio 5*****, desta vez foi uma fenomenal sardinhada, a troco de 3€ por pessoa, a Associação de Rosmaninhal levou a cabo mais um dia de convívio, ao nível a que nos tem habituado, como se vê, qualquer que seja a ementa, é sucesso garantido, porque, acima de tudo o que está em questão não será o almoço, mas o convívio entre as pessoas desta aldeia, a qual não ficamos indiferentes, seja qual for a ligação que se tenha, de conterrâneo a forasteiro, o tratamento é sempre o mesmo, orgulhamo-nos de ser uma aldeia que cativa toda e qualquer pessoa.
Desta feita a sardinhada foi servida ao almoço, e á noite o repasto foram umas entermeadas, e febras, grelhadas cá pelo rapaz, e temperadas pelo chef Joaquim Navalho, o que por si só é sinónimo de qualidade.
A rega do petisco foi feita com o belo vinho da região.
Sobre estes convívios não existe muito a dizer é que não somos, melhor nem piores que os outros, somos diferentes e orgulhamo-nos dessa diferença.
Contámos ainda com a colaboração do circo Marisol, que nos abrilhantou a noite, e quero referir só um telefonema do Sr. João responsável pela comitiva que gentilmente telefonou perguntando se poderia estar presente, ao qual se respondeu que estaria pouca gente na aldeia, cerca de 80 pessoas, ao que o Sr. João retorquiu, " se é por isso não tem problema, nós gostamos de estar convosco e participar nos vossos convívios", palavras para quê....!!!
Mais importante que as palavras são as imagens:

By Carlos Carias

Fotos Miguel Pires















































quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mais fotos antigas

Da nossa conterrânea Paula Marques, chegaram estas duas fotos, que mostra a camaradagem das férias de verão, sem PC, sem consolas, sem net, sem peso em excesso, mas com uma enorme força para brincar o dia inteiro(assim quem é que engordava), eu tal como a maioria da malta que viveu estes tempos, ficamos saudosos a recordar estas aventuras de infância.
Tenho pena que os miúdos de agora não vivam essas traquinices, o que certamente seriam muito mais saudáveis.
Como se pode ver á muitos anos atrás, a equipa de futebol do Rosmaninhal, já tinha claque devidamente organizada, e não era pela falta de entusiasmo dos seus membros que as vitórias não apareciam.
Belos tempos.
Continuamos á espera de mais tesouros destes.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Imagens da nossa história

Continuando a nossa caminhada de dar a conhecer a nossa história, apresentamos algumas fotos da visita do Sr. Bispo de Portalegre á nossa aldeia, estas imagens foram fornecidas pela direcção da associação, ficamos a aguardar por mais fotos, que nos ajudem a documentar a nossa história, e que, de algum modo possamos recordar com carinho, aqueles que já não estão entre nós fisicamente, ou até mesmo podermos recordar os nossos tempos de juventude.























segunda-feira, 12 de abril de 2010

Festa em honra de S. Marcos no dia 25 de Abril

Cumprindo a tradição, Rosmaninhal vai estar em festa, em honra do seu padroeiro S.Marcos.
Trata-se de uma festa essencialmente religiosa, sendo que a um grande Santo está associado um grande acontecimento, será também de alguma forma o festejar o 25 de Abril, uma data importante para Portugal.
Do programa de festas, consta uma missa que se realizará na capela pelas 17 horas, seguida de procissão, haverá ainda um lanche para os presentes, mediante colecta pelos participantes, aqueles que quiserem participar com alguma especialidade caseira, a comissão agradece, o lanche será servido no local do costume, a sede da associação.
Pelo que prevemos mais um dia de convívio e franca camaradagem, a todos aqueles que tenham disponibilidade, estejam presentes, porque vale a pena.
Como vem sendo hábito posteriormente iremos colocar as fotos do evento no nosso blog.
Contamos com todos, é a tua terra, as tuas raízes, participa diz "PRESENTE".

quarta-feira, 17 de março de 2010

Construção da ETAR para quando?

Em conversa com um dos responsáveis da CMMação, foi-me dito que a construção da ETAR para posterior ligação dos esgotos a Mação seria uma realidade, num futuro muito próximo, dando a entender que a sua localização seria junto á intercessão do ribeiro que passa junto á escola com o que vem do vale.
Sabemos o quanto é importante esta obra para o desenvolvimento da aldeia, também temos a noção da situação difícil que o pais atravessa e neste caso terão que se atender prioridades, mas isso não nos impede de tentar saber junto da CMM, qual a perspectiva de inicio e conclusão desta obra.
Assim com a execução desta obra entramos definitivamente no século XXI, e passamos a ser um pólo importante, para quem pretende ter uma 2ª habitação na província, aproveitando as excelentes condições de acesso e as multiplas zonas de lazer que existem no concelho de Mação e conselhos limitrofes.
Sendo que a barragem de Belver, continua a ser a grande atracção turistica, a todos os niveis, tanto nos desportos nauticos, como na pesca desportiva e para quem só gosta de praia, muito próximo existem duas praias fluviais a da barragem e a do Alamal em Belver.
Lançamos daqui um pedido á CMMação para um projecto que seria interessante, num protocolo com a EDP, criar um parque de merendas, e revitalizar os jardins da barragem, que se encontram num estado lastimável, lembro-me dos tempos de criança em que cheguei a fazer alguns piqueniques na barragem, era um dia muito bem passado, e de certa forma iria originar um maior convivio entre pais e filhos, coisa que nos dias que correm começa a ser raro.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Visitantes do blog

Algum tempo passou sobre a entrada em funcionamento do contador de visitas e já deu para ver alguns dos pontos do globo onde somos vistos, e assim temos:

Portugal :

Lagoa
Lisboa
Viseu
Montijo
Sintra
Alverca
Madeira
Açores
Aveiro
Cascais
Porto
Sardoal
Abrantes
Mação
Azambuja
Sampaio
Fátima
Tomar
Carregado
Vila Nova de Gaia
Mem Martins

Estrageiro:

Estados Unidos (New Jersey, Quinter, Mountain View e Orlando)
Suíça (Zurich)
Angola (Luanda)
Inglaterra (Londres)
Brasil (Rio de Janeiro)
Canadá (Toronto)
Liechtenstein (Mauren, Eschen e Vaduz)
Espanha (Barcelona)
Andorra
Russia (Moscovo a 27/10/2010)

Ficámos a saber que o nosso centro de visitas é a zona de Sintra e depois Lisboa, isto em Portugal no caso do estrangeiro o Liechtenstein é a zona onde as visitas são mais frequentes.
Por tudo isto vale a pena, o esforço e saber que tão perto e tão longe alguém quer saber noticias de nós.
Isso dá-nos força e alento para continuar, assim sendo, podem contar connosco e com as noticias da nossa aldeia.
Também estamos disponíveis para responder, a qualquer dúvida que surja, bastando para tal enviar um mail ou abrir um comentário, que teremos todo o gosto em responder.


Abraço
By Carlos Carias

sexta-feira, 5 de março de 2010

ROSMANINHAL NA HISTÓRIA

(Rosmaninhal não é vila
Mas também não é cidade
È um rico cantinho
Onde brilha a mocidade)


A zona onde se situa a minha aldeia foi sempre habitada desde tempos muito antigos.
Pelos achados arqueológicos - machados, lascas, lâminas e pilões (sabe-se que foi povoada, ou pelo menos percorrida, na idade da pedra).
Da idade dos metais, também foi encontrado um fragmento de mó.
Estes materiais encontram-se actualmente no museu em Mação.
Muito perto da aldeia existe um local, presentemente sem vestígios significativos, mas cujo nome "Vale d´Lentas" perpetua na memória de alguns habitantes mais idosos a existência de algumas antas, que a pouco e pouco foram sendo destruídas pela incúria de algumas pessoas pouco sensibilizadas para este tipo de monumentos.
No tempo da ocupação romana, ficaram algumas reminiscências pagãs, comprovadas na romaria de São Marcos, patrono da aldeia e dos animais. Essa romaria destinava-se à benção do gado bovino, que se realizava no dia 24 de Abril, (de á alguns anos a esta parte a aldeia recuperou a tradição) dia este dedicado ao santo São Marcos, os caminhos por onde passaria a procissão com a imagem do santo, eram atapetados de plantas aromáticas, entre elas o alecrim, murta e o rosmaninho(supõe-se que foi esta ultima pela sua abundância na zona, veio dar o nome á aldeia), as meninas toucavam-se com "campelas", que eram feitas com flores de malmequer silvestre, enfiadas num fio, fazendo um circulo, que como se disse atrás funcionavam como toucas,as meninas iam na frente do cortejo, onde iam também uma ou mais juntas de bois, devidamente aparelhadas por jugo(ou canga), também esta enfeitada com verduras e flores silvestres.
Em tempos idos as juntas de bois eram um precioso auxilio para a lavoura das terras, uma vez que a agricultura era a principal actividade da aldeia, devido á riqueza das suas terras, outra das actividades eram a extração da rezina dos pinheiros.
Os vestigios de ocupação romana, verificam-se por achados de muitas moedas da época e um fragmento de um marco miliário, que também se encontra no museu em Mação, há bem pouco tempo ainda poderíamos ver junto ao São Marcos Velho um pedaço de caminho empedrado, supondo-se que pertenceria ao tempo dos romanos.
Por todas estas razões somos levados a concluir que terá existido um povoado romano, na zona da aldeia.
Datada de 30 de Junho de 1194 é a doação das terras Guidintesta á Ordem dos Cavaleiros de São João Batista de Jerusalém, pelo rei D. Sancho I, para que nelas se levantasse um castelo ao qual o próprio rei, dá o nome de Belver, definindo os limites entre o termo do novo domínio e o termo do castelo de Abrantes.
Este documento é assinado:

  1. Pelo rei D. Sancho

  2. Pela rainha D. Dulce

  3. Pelos Princípes D. Afonso, D. Pedro, D. Fernando

  4. Pela princesa Sancha

  5. Pelo arcebispo Primaz de Braga

  6. Pelos bispos do Porto, de Viseu, de Lamego, de Coimbra, de Lisboa, de Évora

  7. E ainda vários Oficiais importantes da corte.

Ao definir os limites, menciona o alto do Rosmaninhal, sendo esta mais uma prova da existência de uma povoação de importância reconhecida naquela época.Em 1527 o rei D. João III mandou fazer o recenseamento da população de todo o país, este documento faz referência a 5 vizinhos, palavra que significava proprietários de bens imóveis, ou , pelo menos de uma junta de bois.

Se tivermos em conta os filhos, os servos, os escravos e os jornaleiros, devemos multiplicar este número por cinco, ou mais, o que dará, pelo menos, 25 habitantes.

Era um pequeno lugar.Hoje em dia o Rosmaninhal conta com com 80 habitantes permanentes e mais de 10 crianças e jovens, a sua população chega a duplicar aos fins de semana e até triplicar em alturas festivas.

Apesar da quantidade de crianças e jovens, de um modo geral poderemos considerar que o Rosmaninhal tem uma população bastante envelhecida, onde a recuperação das habitações antigas é a sua grande preocupação, e que se está a verificar a um ritmo bastante lento, pese embora o facto de existirem muitos casais que adoptaram a nossa aldeia como local priveligiado para uma segunda habitação, em função da proximidade do auto-estrada A23 e das condições de habitabilidade, possui luz eléctrica á muitos anos, bem como a rede de águas á vários anos, a rede de esgotos estão os colectores feitos aguardando a construção da etar, para se poder finalmente realizar os ramais de ligação, e desde o verão passado todas as ruas estão asfaltadas, a juntar a todas estas condições, a sua população muito unida e hospitaleira, patente nos inúmeros convívios que vai fazendo ao longo do ano.

Ambiente, limpeza urbana, reciclagem, fazendo justiça, á sua caracterização como o conselho dos três A´s, de Ar, Água e Azeite, (pese os inúmeros incêndios) é uma característica que conseguimos manter, para estas características, muito tem contribuido a população na utilização dos contentores para recolha dos resíduos sólidos urbanos - vulgarmente denominados por lixo urbano, a par de uma preocupação constante da Câmara Municipal de Mação, que faz a recolha destes lixos em Rosmaninhal através da rota nº 7 que é feita á terça e sexta-feira.

A recolha dos monstros (frigoríficos, fogões, máquinas de lavar....) é feita á quinta e sexta-feira, ou mediante marcação pelo contacto pelo 241 57 23 77 da Câmara de Mação.

Recolha de elementos e texto enviado pela nossa conterrânea Tânia Pires

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Apelo "terço da farinheira"

Á muitos anos atrás participei numa actividade que era cantada sobre a madrugada, pelas ruas da aldeia, que se chamava o terço da farinheira, apelo aqui também a quem tenha versos, e que conheça minimamente o projecto para que o possamos colocar em pé, para que também este não se perca no tempo.

Apelo rancho

Á muitos anos atrás o Rosmaninhal teve a intensão de levar por diante a criação de um rancho folclórico, ainda foram feitos alguns ensaios, mas que infelizmente não deu em nada, um dos mentores senão o principal mentor do projecto foi o nosso conterrâneo Manuel Brisída, que muito lutou por este projecto, mas que infelizmente não conseguiu colocar em prática.
Na altura havia várias canções que iriam fazer parte do reportório, que certamente estarão dentro de algum baú, e que convém publicar para mostrar ás gerações do PC, que o "Roma" era uma aldeia em movimento.
Assim apelo aos descendentes, que tentem encontrar estas reliquias da nossa história, Zé, João e Maria do Carmo, não queremos que besbilhotem mas que procurem nos apontamentos dos progenitores, vestigios deste projecto para que o possamos dar a conhecer aos nossos filhos.
Também aqueles que se lembrem dessas canções que as possam transcrever, para as podermos publicar, para que não se percam com o tempo.

Arroz de maranhos

Não sendo esta a minha especialidade, fico a aguardar que me enviem esta receita para ser publicada(acrrosmanninhal@sapo.pt)(ccarias@sapo.pt), sei que este era um prato tipíco dos casamentos de antigamente, junto com a chanfana.

Pratos tipicos, couves com feijão, migas e salada de almeirão

Estes são pratos que não troco por nada, muito caracteristicos da aldeia.

Jantar

Couves com feijão

Couves (utilizo diversos tipos para tornar o sabor das couves com feijão mais leve) qb
Batata
Feijão encarnado 1/2 caldo Knorr (minha receita)
Azeite (das oliveiras da aldeia)
1/2 cebola
2 dentes de alho
Sal qb
Coloca-se a batata a cebola o alho o sal o azeite e algum feijão a cozer, após a cozedura, tritura-se com a varinha mágica, tendo como objectivo, engrossar o caldo, seguidamente coloca-se as couves com o 1/2 caldo Knorr e já no final da cozedura coloca-se o feijão cozido junto ás couves, acrescenta-se água até ficar a gosto deixa-se ferver algum tempo, espera-se alguns minutos para apurar e já está.
Temos o prato pronto a servir com enchidos grelhados na brasa, ( da nossa zona) bacalhau assado com bastante alho e azeite, entremeada, estes são os meus preferidos, mas poderá ser acompanhado com o gosto de cada pessoa.

Almoço

Migas

Com a sopa que sobrou do dia anterior, devidamente apurada, é que se deve fazer as migas.
Coloca-se num tacho pão de milho bem esfarelado com a mão, e de seguida mistura-se em quantidades equilibradas as couves com feijão do dia anterior, de modo a que não se tenha excesso de pão nem de sopa (et voilá), assim temos umas migas á maneira acompanhadas pelo mesmo tipo de acompanhamento utilizado para as couves com feijão.
Pessoalmente costumo colocar numa frigideira algum azeite com alho picado, deixo alourar o alho e coloco lá dentro as migas, misturo bem o azeite e o alho com as migas e está pronto o repasto.
Estou certo que não será o melhor prato do mundo para muitas pessoas, mas para mim não o troco por nada deste mundo, seja qual for o petisco.
Nota: Com excepção para o bacalhau todos os produtos devem ser criados na nossa aldeia, até a água lhe coloca um gosto muito especial.
Extra
Salada de almeirão
Almeirão cortado fininho (tipo caldo verde), antes de temperar deve ser bem amassado de preferência com água quente, e de seguida temperado com azeite e limão (esta é a forma como gosto deste tipo de salada), existe pessoas que gostam de lhe misturar alguma batata cozida ou feijão frade(feijão preto).
Como disse prefiro sem batata, feijão ou outro, mas qualquer que seja a forma, uma coisa estarei certo, é que no final, poderá ter o colesterol em alta, os diabetes a cantar, mas de certeza que perdoará o mal que faz pelo bem que sabe.
By Carlos Carias

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Almoço convivio dia 27 de Fevereiro pelas 13horas


Arraiolos realizado pela Vitória Moleiro

A Associação vai levar a cabo dia 27 de Fevereiro pelas 13.00horas, na sede da associação, o já tradicional convivio anual que consiste de um almoço oferecido pela associação, o repasto será o de uma consistente feijoada, pelo que todos os sócios e amigos estão convidados, bastando para tal fazer a sua inscrição junto dos elementos da associação.
Desde já se informa que fica a cargo dos convidados as sobremesas, cada um levará a sua especialidade, que será avaliada a mais atractiva, para ser exposta bem como o convidado que a oferecer.
Contamos com a presença de todos, não faltes manifesta-te diz presente.
Após a realização do evento serão colocados os testemunhos(fotos).



A direcção da associação vem por este meio manifestar a sua satisfação em relação ao sucesso estrondoso do almoço, e que se vem realizando de alguns anos a esta parte, este não fugiu á regra, boa comida, animação e amizade acima de tudo, valeu o esforço.

Estiveram presentes entre sócios e amigos 170 pessoas, tivemos ainda o prazer de contar com a presença do nosso pároco Sr. Amândio Mateus, bem como a junta de freguesia de Mação pelos Srs: Jaime Conde, António João e José Maria e ainda o grupo de gaiteiros amigos da Lamarosa (Coruche).
Em conversa com um vizinho, o sr. António Luis, um conterrâneo que mora em Setùbal e que tem a bonita idade de 82 anos, com uma genica e vitalidade de fazer inveja a muitos jovens, ele disse: "Eu tinha de cá vir tratar de umas coisas, e aproveitei a altura para ver pessoas amigas, que já não vejo á muitos anos...", fiquei a pensar nisto, e efectivamente este é o espírito, o que faz muitos dos visitantes fazer dezenas e até centenas de quilómetros por uma feijoada? AMIZADE, CONVIVIO, e neste aspecto tudo foi conseguido a associação/aldeia está de parabéns, que deus lhes/nos dê saúde para se poder realizar muitos mais eventos desta natureza, sabemos que estas coisas dão muito trabalho, e toda a gente ajudou na medida dos possíveis, sabemos que existe sempre o núcleo duro, não quero individualizar ninguém para não correr o risco de ser injusto para com um ou outro elemento, quero apenas documentar o espírito de ajuda com uma foto, onde se pode ver várias pessoas sentadas a limpar loiça, apenas estão nessa posição porque a sua condição física assim o obriga, mas apesar de tudo estão lá a ajudar, (não posso estar em pé, então seja sentada).
Mais uma vez parabéns associação, sócios e amigos, para o ano que vem esperamos contar novamente fazer mais uma feijoada, não para juntar pessoas a uma mesa(á semelhança de qualquer inauguração estatal), mas para juntar amigos, porque a ementa é o menos importante. Como vem sendo hábito outra das atracções foram as sobremesas, muitas, variadas e saborosas, a nossa escolha recai no bolo de morango, oferecido pela Lurdes Maia, uma saborosa obra de arte. Esperamos de futuro ter mais amigos, juntos não se preocupem com a comida, porque ainda sobrou, e muita, a quem não quis estar presente ou não pode vir, o nosso lamento, para o ano contamos com todos novamente.
E como prometido de seguida as provas fotográficas do evento: