Associação Cultural e Recreativa de Rosmaninhal de Mação
O nosso padroeiro
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Bom Natal e um 2011 cheio de coisas boas
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Azeitona
A velhinha salamandra foi para a reforma.
Os tempos são de modernidade, temos que evoluir, mas as saudades de estar próximo do ponto de calor e a colocar paus para alimentar a salamandra, na sua função de aquecer o ambiente já era.
Os sócios agora poderão usufruir deste melhoramento seja de inverno, seja de verão, pouco a pouco as instalações irão sendo melhoradas e modernizadas.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Feira dos Santos em Mação - 1/11/2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
22-10-2010 atingimos as mil visitas.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Videos e fotos passam a estar presentes no youtube
sábado, 11 de setembro de 2010
Alexandre "Alex" Durão
Muito nos orgulhamos deste feito, embora não seja este o único titulo da sua carreira, mas este é aquele que foi ganho já com o blog em funcionamento.
Homenagem ao Dr. Manuel Salgado
"O nosso ilustre conterrâneo, Doutor Manuel Salagado, faleceu no passado dia 25 de Novembro(2007), em sua casa, em Lisboa, vitima de doença prolongada.
Nasceu em Rosmaninhal a 5 de Março de 1945, filho de Vitoriano Alves Salgado e de Guilhermina Marques. Casou com a Drª Josefina Suzana Parente, e deste casamento são seus filhos Josefina e Manuel.
O Voz da Minha Terra, de Janeiro a Março deste ano, publicou uma série de notas biográficas escritas pelo seu próprio punho. Delas extraímos alguns traços para avivar a memória dos filhos ilustres da nossa terra.
Fez um percurso notável de homem lutador. Concluída a 4ªclasse, em 1955, seguiu o destino de tantos "meninos" do seu tempo: foi guardar gado. Foi servente de obras, trabalhador rural e assalariado. Passados 8 anos, regressou á escola para ser escrivão do tribunal, mas ficou o gosto do saber e não mais havia de parar. Em 1969, estava a fazer exame de Admissão à Faculdade de Medicina de Lisboa, enquanto cumpria o serviço militar.
Após 6 anos, em que acumulou estudo e trabalho, concluía a faculdade e casava com a Drª Josefina.
Começou no Hospital de Portalegre e aí desenvolveu o seu primeiro trabalho ao serviço da Saúde Pública. Trabalhou no único hospital da ilha dos Açores.
Em 1980 entra como Voluntário no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, em Lisboa.
Presta provas de Especialidade e obtém elevadas classificações. Foi chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria e no Gama Pinto, foi chefe dos serviços de Cirurgia durante 18 anos.
Foi o Oftalmologista da Direcção Geral de Aeronáutica Civil. Teve consultório em Abrantes, Santarém e Lisboa. Apresentou e publicou 35 trabalhos científicos, ganhou prémios de investigação, nomeadamente o 1º prémio de investigação de Retinopatia Diabética Experimental.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Manifestação de agradecimento
terça-feira, 22 de junho de 2010
Festas de verão em Rosmaninhal
Noticias de Mação
Mudança de empregada no bar da Associação
Modernização e actualização do recinto de festas
O palco que serve as festas de verão, é uma estrutura que já existe á muitos anos, já sofreu alterações em relação ao projecto inicial, a sua modernização impôe-se, e neste momento essa é a prioridade da direcção, a sua reconstrução tornando possível a realização de peças de teatro, espectáculos de variedades, ilusionismo... Para tal está previsto um novo palco no local do mesmo, e a construção de camarins, de apoio ao palco.
domingo, 20 de junho de 2010
Sardinhada do dia 19/06/2010, um convivio 5 *****
Fotos Miguel Pires
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Mais fotos antigas
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Imagens da nossa história
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Festa em honra de S. Marcos no dia 25 de Abril
quarta-feira, 17 de março de 2010
Construção da ETAR para quando?
segunda-feira, 8 de março de 2010
Visitantes do blog
Portugal :
Lagoa
Lisboa
Viseu
Montijo
Sintra
Alverca
Madeira
Açores
Aveiro
Cascais
Porto
Sardoal
Abrantes
Mação
Azambuja
Sampaio
Fátima
Tomar
Carregado
Vila Nova de Gaia
Mem Martins
Estrageiro:
Estados Unidos (New Jersey, Quinter, Mountain View e Orlando)
Suíça (Zurich)
Angola (Luanda)
Inglaterra (Londres)
Brasil (Rio de Janeiro)
Canadá (Toronto)
Liechtenstein (Mauren, Eschen e Vaduz)
Espanha (Barcelona)
Andorra
Russia (Moscovo a 27/10/2010)
Ficámos a saber que o nosso centro de visitas é a zona de Sintra e depois Lisboa, isto em Portugal no caso do estrangeiro o Liechtenstein é a zona onde as visitas são mais frequentes.
Por tudo isto vale a pena, o esforço e saber que tão perto e tão longe alguém quer saber noticias de nós.
Isso dá-nos força e alento para continuar, assim sendo, podem contar connosco e com as noticias da nossa aldeia.
Também estamos disponíveis para responder, a qualquer dúvida que surja, bastando para tal enviar um mail ou abrir um comentário, que teremos todo o gosto em responder.
Abraço
By Carlos Carias
sexta-feira, 5 de março de 2010
ROSMANINHAL NA HISTÓRIA
Mas também não é cidade
È um rico cantinho
Onde brilha a mocidade)
- Pelo rei D. Sancho
- Pela rainha D. Dulce
- Pelos Princípes D. Afonso, D. Pedro, D. Fernando
- Pela princesa Sancha
- Pelo arcebispo Primaz de Braga
- Pelos bispos do Porto, de Viseu, de Lamego, de Coimbra, de Lisboa, de Évora
- E ainda vários Oficiais importantes da corte.
Ao definir os limites, menciona o alto do Rosmaninhal, sendo esta mais uma prova da existência de uma povoação de importância reconhecida naquela época.Em 1527 o rei D. João III mandou fazer o recenseamento da população de todo o país, este documento faz referência a 5 vizinhos, palavra que significava proprietários de bens imóveis, ou , pelo menos de uma junta de bois.
Se tivermos em conta os filhos, os servos, os escravos e os jornaleiros, devemos multiplicar este número por cinco, ou mais, o que dará, pelo menos, 25 habitantes.
Era um pequeno lugar.Hoje em dia o Rosmaninhal conta com com 80 habitantes permanentes e mais de 10 crianças e jovens, a sua população chega a duplicar aos fins de semana e até triplicar em alturas festivas.
Apesar da quantidade de crianças e jovens, de um modo geral poderemos considerar que o Rosmaninhal tem uma população bastante envelhecida, onde a recuperação das habitações antigas é a sua grande preocupação, e que se está a verificar a um ritmo bastante lento, pese embora o facto de existirem muitos casais que adoptaram a nossa aldeia como local priveligiado para uma segunda habitação, em função da proximidade do auto-estrada A23 e das condições de habitabilidade, possui luz eléctrica á muitos anos, bem como a rede de águas á vários anos, a rede de esgotos estão os colectores feitos aguardando a construção da etar, para se poder finalmente realizar os ramais de ligação, e desde o verão passado todas as ruas estão asfaltadas, a juntar a todas estas condições, a sua população muito unida e hospitaleira, patente nos inúmeros convívios que vai fazendo ao longo do ano.
Ambiente, limpeza urbana, reciclagem, fazendo justiça, á sua caracterização como o conselho dos três A´s, de Ar, Água e Azeite, (pese os inúmeros incêndios) é uma característica que conseguimos manter, para estas características, muito tem contribuido a população na utilização dos contentores para recolha dos resíduos sólidos urbanos - vulgarmente denominados por lixo urbano, a par de uma preocupação constante da Câmara Municipal de Mação, que faz a recolha destes lixos em Rosmaninhal através da rota nº 7 que é feita á terça e sexta-feira.
A recolha dos monstros (frigoríficos, fogões, máquinas de lavar....) é feita á quinta e sexta-feira, ou mediante marcação pelo contacto pelo 241 57 23 77 da Câmara de Mação.
Recolha de elementos e texto enviado pela nossa conterrânea Tânia Pires
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Apelo "terço da farinheira"
Apelo rancho
Arroz de maranhos
Pratos tipicos, couves com feijão, migas e salada de almeirão
Jantar
Couves com feijão
Almoço
Migas
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Almoço convivio dia 27 de Fevereiro pelas 13horas
Arraiolos realizado pela Vitória Moleiro
A Associação vai levar a cabo dia 27 de Fevereiro pelas 13.00horas, na sede da associação, o já tradicional convivio anual que consiste de um almoço oferecido pela associação, o repasto será o de uma consistente feijoada, pelo que todos os sócios e amigos estão convidados, bastando para tal fazer a sua inscrição junto dos elementos da associação.
Desde já se informa que fica a cargo dos convidados as sobremesas, cada um levará a sua especialidade, que será avaliada a mais atractiva, para ser exposta bem como o convidado que a oferecer.
Contamos com a presença de todos, não faltes manifesta-te diz presente.
Após a realização do evento serão colocados os testemunhos(fotos).
A direcção da associação vem por este meio manifestar a sua satisfação em relação ao sucesso estrondoso do almoço, e que se vem realizando de alguns anos a esta parte, este não fugiu á regra, boa comida, animação e amizade acima de tudo, valeu o esforço.
Estiveram presentes entre sócios e amigos 170 pessoas, tivemos ainda o prazer de contar com a presença do nosso pároco Sr. Amândio Mateus, bem como a junta de freguesia de Mação pelos Srs: Jaime Conde, António João e José Maria e ainda o grupo de gaiteiros amigos da Lamarosa (Coruche).
Em conversa com um vizinho, o sr. António Luis, um conterrâneo que mora em Setùbal e que tem a bonita idade de 82 anos, com uma genica e vitalidade de fazer inveja a muitos jovens, ele disse: "Eu tinha de cá vir tratar de umas coisas, e aproveitei a altura para ver pessoas amigas, que já não vejo á muitos anos...", fiquei a pensar nisto, e efectivamente este é o espírito, o que faz muitos dos visitantes fazer dezenas e até centenas de quilómetros por uma feijoada? AMIZADE, CONVIVIO, e neste aspecto tudo foi conseguido a associação/aldeia está de parabéns, que deus lhes/nos dê saúde para se poder realizar muitos mais eventos desta natureza, sabemos que estas coisas dão muito trabalho, e toda a gente ajudou na medida dos possíveis, sabemos que existe sempre o núcleo duro, não quero individualizar ninguém para não correr o risco de ser injusto para com um ou outro elemento, quero apenas documentar o espírito de ajuda com uma foto, onde se pode ver várias pessoas sentadas a limpar loiça, apenas estão nessa posição porque a sua condição física assim o obriga, mas apesar de tudo estão lá a ajudar, (não posso estar em pé, então seja sentada).
Mais uma vez parabéns associação, sócios e amigos, para o ano que vem esperamos contar novamente fazer mais uma feijoada, não para juntar pessoas a uma mesa(á semelhança de qualquer inauguração estatal), mas para juntar amigos, porque a ementa é o menos importante. Como vem sendo hábito outra das atracções foram as sobremesas, muitas, variadas e saborosas, a nossa escolha recai no bolo de morango, oferecido pela Lurdes Maia, uma saborosa obra de arte. Esperamos de futuro ter mais amigos, juntos não se preocupem com a comida, porque ainda sobrou, e muita, a quem não quis estar presente ou não pode vir, o nosso lamento, para o ano contamos com todos novamente.
E como prometido de seguida as provas fotográficas do evento: