Jantar
Couves com feijão
Couves (utilizo diversos tipos para tornar o sabor das couves com feijão mais leve) qb
Batata
Feijão encarnado 1/2 caldo Knorr (minha receita)
Azeite (das oliveiras da aldeia)
1/2 cebola
2 dentes de alho
Sal qb
Coloca-se a batata a cebola o alho o sal o azeite e algum feijão a cozer, após a cozedura, tritura-se com a varinha mágica, tendo como objectivo, engrossar o caldo, seguidamente coloca-se as couves com o 1/2 caldo Knorr e já no final da cozedura coloca-se o feijão cozido junto ás couves, acrescenta-se água até ficar a gosto deixa-se ferver algum tempo, espera-se alguns minutos para apurar e já está.
Temos o prato pronto a servir com enchidos grelhados na brasa, ( da nossa zona) bacalhau assado com bastante alho e azeite, entremeada, estes são os meus preferidos, mas poderá ser acompanhado com o gosto de cada pessoa.Almoço
Migas
Com a sopa que sobrou do dia anterior, devidamente apurada, é que se deve fazer as migas.
Coloca-se num tacho pão de milho bem esfarelado com a mão, e de seguida mistura-se em quantidades equilibradas as couves com feijão do dia anterior, de modo a que não se tenha excesso de pão nem de sopa (et voilá), assim temos umas migas á maneira acompanhadas pelo mesmo tipo de acompanhamento utilizado para as couves com feijão.
Pessoalmente costumo colocar numa frigideira algum azeite com alho picado, deixo alourar o alho e coloco lá dentro as migas, misturo bem o azeite e o alho com as migas e está pronto o repasto.
Estou certo que não será o melhor prato do mundo para muitas pessoas, mas para mim não o troco por nada deste mundo, seja qual for o petisco.
Nota: Com excepção para o bacalhau todos os produtos devem ser criados na nossa aldeia, até a água lhe coloca um gosto muito especial.
Extra
Salada de almeirão
Almeirão cortado fininho (tipo caldo verde), antes de temperar deve ser bem amassado de preferência com água quente, e de seguida temperado com azeite e limão (esta é a forma como gosto deste tipo de salada), existe pessoas que gostam de lhe misturar alguma batata cozida ou feijão frade(feijão preto).
Como disse prefiro sem batata, feijão ou outro, mas qualquer que seja a forma, uma coisa estarei certo, é que no final, poderá ter o colesterol em alta, os diabetes a cantar, mas de certeza que perdoará o mal que faz pelo bem que sabe.
By Carlos Carias
Sem comentários:
Enviar um comentário