Mas também não é cidade
È um rico cantinho
Onde brilha a mocidade)
- Pelo rei D. Sancho
- Pela rainha D. Dulce
- Pelos Princípes D. Afonso, D. Pedro, D. Fernando
- Pela princesa Sancha
- Pelo arcebispo Primaz de Braga
- Pelos bispos do Porto, de Viseu, de Lamego, de Coimbra, de Lisboa, de Évora
- E ainda vários Oficiais importantes da corte.
Ao definir os limites, menciona o alto do Rosmaninhal, sendo esta mais uma prova da existência de uma povoação de importância reconhecida naquela época.Em 1527 o rei D. João III mandou fazer o recenseamento da população de todo o país, este documento faz referência a 5 vizinhos, palavra que significava proprietários de bens imóveis, ou , pelo menos de uma junta de bois.
Se tivermos em conta os filhos, os servos, os escravos e os jornaleiros, devemos multiplicar este número por cinco, ou mais, o que dará, pelo menos, 25 habitantes.
Era um pequeno lugar.Hoje em dia o Rosmaninhal conta com com 80 habitantes permanentes e mais de 10 crianças e jovens, a sua população chega a duplicar aos fins de semana e até triplicar em alturas festivas.
Apesar da quantidade de crianças e jovens, de um modo geral poderemos considerar que o Rosmaninhal tem uma população bastante envelhecida, onde a recuperação das habitações antigas é a sua grande preocupação, e que se está a verificar a um ritmo bastante lento, pese embora o facto de existirem muitos casais que adoptaram a nossa aldeia como local priveligiado para uma segunda habitação, em função da proximidade do auto-estrada A23 e das condições de habitabilidade, possui luz eléctrica á muitos anos, bem como a rede de águas á vários anos, a rede de esgotos estão os colectores feitos aguardando a construção da etar, para se poder finalmente realizar os ramais de ligação, e desde o verão passado todas as ruas estão asfaltadas, a juntar a todas estas condições, a sua população muito unida e hospitaleira, patente nos inúmeros convívios que vai fazendo ao longo do ano.
Ambiente, limpeza urbana, reciclagem, fazendo justiça, á sua caracterização como o conselho dos três A´s, de Ar, Água e Azeite, (pese os inúmeros incêndios) é uma característica que conseguimos manter, para estas características, muito tem contribuido a população na utilização dos contentores para recolha dos resíduos sólidos urbanos - vulgarmente denominados por lixo urbano, a par de uma preocupação constante da Câmara Municipal de Mação, que faz a recolha destes lixos em Rosmaninhal através da rota nº 7 que é feita á terça e sexta-feira.
A recolha dos monstros (frigoríficos, fogões, máquinas de lavar....) é feita á quinta e sexta-feira, ou mediante marcação pelo contacto pelo 241 57 23 77 da Câmara de Mação.
Recolha de elementos e texto enviado pela nossa conterrânea Tânia Pires
Excelente trabalho.
ResponderEliminarObrigado.
Com amizade.
JDACT