Associação Cultural e Recreativa de Rosmaninhal de Mação

O objectivo deste Blog é dar a conhecer aos seus visitantes o movimento da associação/aldeia, as actividades, convivíos e noticias diversas.

O nosso padroeiro

O nosso padroeiro
S. Marcos, coincidência ou não o seu dia é o dia 25 de Abril

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Informaçoes sobre o "Ti Cantigas" especialmente versos e quadras

Recebemos este amável mail de um conterrâneo nosso que também ele se preocupa com a historia do nosso concelho e necessita saber mais alguma coisa, especialmente versos e quadras do "Ti Cantigas", agradecemos a quem nos puder ajudar, especialmente ao nosso amigo Júlio faça o favor de nos contactar.
A seguir o mail que passamos a transcrever:
"Chamo-me Júlio Alves e sou natural da aldeia de Santos. Em primeiro lugar quero felicitar a ACR-Rosmaninhal pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol da sua aldeia. E outra coisa não era de esperar se atendermos que a aldeia de Rosmaninhal é a primeira aldeia da nossa freguesia (não tenho conhecimento doutra) a merecer a honra de ser mencionada nos princípios da nacionalidade portuguesa, mais concretamente no reinado de D. Sancho I. É, na minha opinião, um marco significativo na história maçaense. Gosto do nosso concelho e toda a sua envolvência cultural me fascina, e como tal, sinto prazer ao tomar conhecimento de factos que marcaram épocas. A cultura popular, com tradições bem vincadas na nossa Terra tem vindo a perder algumas das suas componentes. Por volta dos princípios do século vinte a sociedade maçaense, com as suas aldeias a regurgitar de gente, era dinâmica, alegre e criativa. Aos domingos não faltavam nas aldeias os divertidos bailes e a exuberância dos “poetas” com as suas entusiásticas sessões de cantigas ao desafio, que tanto entusiasmo e prazer proporcionava aos seus habitantes. Esta tradição, infelizmente, perdeu-se. Na minha mocidade, já distante, conheci alguns desses homens criativos, que admirei, mas, nessa época, todos concordavam que nenhum igualava a criatividade e espontaneidade do Faustino do Rosmaninhal. Gostaria de possuir algumas notas sobre a vida deste homem mormente sobre a sua veia poética. Poderei obtê-las junto da vossa Associação, mesmo que para tal me desloque á vossa aldeia? Muito grato ficaria. "

Sem comentários:

Enviar um comentário